terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dica: Como lidar com a faculdade em 10 passos.

Hi sonhadores!
Recentemente eu fui aprovada para duas faculdades particulares em Belo Horizonte. Sim, eu enrolei bastante para resolver fazer a faculdade, dois anos na verdade, mas acredito que escolher uma profissão não é algo que se resolva tão fácil.
Sai do ensino médio decidida a fazer Design de Moda na UFMG. Fiz enem, prestei vestibular e não passei. Resolvi então fazer um curso no senai para descobrir um pouco mais sobre isso, e, depois de dois anos no senai e com vários diplomas de cursos de Aprendizagem e Técnico em diversas áreas, descobri que moda não fazia o meu tipo.
Então conclui que Deus realmente escreve certo por linhas tortas, pois se eu tivesse passado na UFMG em 2012 provavelmente já teria desistido.
Mas o assunto de hoje não é esse, é A FACULDADE. Cuja qual muitos, inclusive eu, passam a vida imaginando como será e sentem aquele frio na barriga quando está chegando a hora de começar o pesado.
Pensando nisso resolvi fazer o post de hoje com dicas que podem ajudar não só a mim como vocês também. É importante vocês saberem que eu ainda não tive meu primeiro dia na faculdade, então não tenho a mínima ideia se funciona, mas assim como vocês estou aqui no mundo pra errar e aprender então vamos lá ver mais um pouco sobre essas dicas que encontrei.
1° Esqueça as férias que passaram. Deixe para trás tudo o que viveu nas férias passada, cochilo no sofá, comida, comida e mais comida, romance de verão, diversão e descanso. Comece as aulas pensando no que vem pela frente. Esteja alerta a tudo que se passar, não só nos primeiros dias, mas em todos.

2° Você precisa entender que o primeiro ano letivo te reservam muitas surpresas. Umas boas e outras nem tão boas assim. Mas nem por isso você deve abaixar a cabeça e se sentir fracassado. Qual é? Cadê o ânimo? A vida nunca foi fácil mesmo e, se fosse, não veríamos graça alguma nela. Então trate de levantar essa cabeça e ir à luta. São só as aulas que estão começando, não o fim do mundo.
3° Pesquise e se informe de quais disciplinas terá no primeiro dia e nos seguintes. Caso não saiba antes, chegue mais cedo e procure se informar sobre sala de aula, prédio, horários, professores, etc. Evite o tumulto do primeiro dia em frente ao quadro de avisos, paneje-se é a palavra-chave.
4° Não finja ser o que não é. Todo primeiro dia é assustador, independente de faculdade ou escola. Você vai chegar sem conhecer ninguém, mas não vai ser como enfrentar um bicho de sete cabeças. Se lembre de que, assim como você, os outros colegas de turma também não se conhecem, então estão todos passando pela mesma insegurança. Então, não precisa chegar fingindo ser o que não é só para fazer amigos, lembre-se de que são vários anos de faculdade e uma hora ou outra vão acabar descobrindo sua farsa. Entendendo isso, aja naturalmente, seja você mesmo e aos poucos, com os dias você vai acabar se identificando com alguns colegas.
5° Não seja um puxa saco de mão cheia. Puxar o saco dos professores pode te fazer pensar que tem alguma regalia com ele, mas só vai conseguir que o professor te marque. Ninguém gosta de pessoas que ficam no pé o dia inteiro elogiando tudo o que faz. Um elogio aqui e outro ali faz bem, mas toda hora cansa. Então vai com calma e ao invés de se tornar um puxa saco tente apenas conhecer o professor, analise seu comportamento, suas opiniões, atitudes, etc. Essas informações podem te ajudar a lidar com ele ao longo dos semestres.
6° Você deve ter em mente que trabalhos de faculdade não são trabalhos de escola. Por isso trate de deixar de lado pesquisas toscas no google ou Wikipédia. É hora de buscar sites confiáveis, pesquisar, pesquisar, pesquisar até sentir aquela fumacinha subindo na cabeça que significa que você fundiu seu motor cerebral com tanta informação, mas não pense que isso é ruim. Pelo contrário, essa é a melhor sensação que pode ter. Se não souber onde pesquisar  opte pelo Google Books e Google Academics, eles são bastante úteis.

7° Não se engane ao pensar que por não ter uma lista de materiais para comprar você não gastará tanto dinheiro assim. Você pode não ter que gastar tanto dinheiro com livros, mas com certeza gastará bastante com xerox, então é sempre bom ter aquela grana reservada para eles. E não se esqueça de ter uma pasta para guardar todos os xerox tirados, nunca se sabe quando vai precisar deles certo?

8° Não deixe para escolher matérias optativas no final. Em algumas faculdades vai chegar um momento em que você terá que fazer matérias além das obrigatórias. Então para que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje? Escolha suas matérias rápido, se deixar para o final do curso você acabará se envolvendo com estágios, emprego, grana, TCC e deixará de lado a oportunidade de fazer uma aula que poderia vir a gostar e se dar bem.

9° Não deixe para fazer os trabalho de última hora, inclusive o TCC. Invista em seus trabalhos de faculdade, lembre-se que você não está mais na escola e que as coisas não são mais tão simples. Por isso elabore bem seu trabalho, pense sobre o tema do seu TCC ao longo do curso e não deixe para escolher ele de última hora ou pode acabar se tornando um assunto um tanto tosco. Deixe que a ideia do tema amadureça na sua cabeça até se tornar aquilo que realmente quer.

10° Aproveite bastante cada segundo de universitário. Se dedique bastante, mas não deixe de aproveitar as reuniões de amigos, as festas, churrascos, idas a barzinhos. Faça amigos, conheça gente interessante, participe de debates, saia dessa bolha particular que cultiva desde a adolescência, leia coisas novas, aprenda o máximo com os professores e amigos e cresça.
É isso, espero que as dicas tenham sido úteis. Boa sorte para o primeiro semestre de vocês e para o meu também. Depois me contem como foi o primeiro dia de vocês, até mesmo quem já teve o primeiro dia de facul, relatar como foi pode ajudar quem ainda não teve. 
Beijos sonhadores :*



2 comentários:

  1. Amei as suas dics! Eu sou Universitária, estudo Analise e Desenvolvimento de Sistemas, é uma faculdade de loco! Não posso pensar em parar de estudar por 1 segundo! Uma coisa que me ajuda muito, é que sou bem organizada, meu Computador é cheio de pastas e documentos, mais são todos organizados, a unica coisa que não é, é minha agenda kk ela sim é uma bagunça, mais está sempre tudo em ordem, meus horários, o que farei, acho bom anotar para seguir um caminho no meu dia, porque é tanta coisa que acabo ficando perdida!
    http://umaanalistaemcrise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha nunca é fácil para ninguém né? Mas é uma ótima dica manter tudo anotado em uma agenda, vou me lembrar disso. Obrigada Muna.

      Excluir